SSP e TRE-BA definem planejamento de segurança para eleição suplementar em Ruy Barbosa
Escrito por Agência DM3 em 02/04/2025
A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) e o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realizaram uma reunião para alinhar o planejamento da Eleição Suplementar na cidade de Ruy Barbosa, que ocorrerá no domingo (6). O encontro aconteceu na sede do TRE-BA, localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), e contou com a participação do secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, e do presidente do TRE-BA, desembargador Abelardo da Matta.
Durante a reunião, foram discutidas as ações integradas para garantir a segurança pública durante o pleito. As medidas incluem a escolta das urnas eletrônicas, o patrulhamento nos locais de votação, além de vistorias realizadas pelo Corpo de Bombeiros. Também estão previstas ações preventivas e atividades de inteligência das Forças Policiais.
Segundo o secretário Marcelo Werner, as estratégias seguirão o modelo adotado durante as Eleições Municipais de 2024, com a aplicação de recursos tecnológicos e ferramentas de monitoramento:
“Atuamos de forma integrada com o TRE-BA nas Eleições Municipais em 2024 e implementaremos a mesma dinâmica no pleito, na cidade de Ruy Barbosa. O Disque Denúncia (telefone 181), em regime de 24h, e a Plataforma de Observação Elevada (POE), ampliando a cobertura de câmeras, também serão empregados na operação”, afirmou Werner.
Ferramentas de segurança e monitoramento
Além da Plataforma de Observação Elevada (POE), que garante uma cobertura ampliada com uso de câmeras de vigilância, o sistema de Disque Denúncia (181) estará ativo durante as 24 horas do dia para receber possíveis relatos de irregularidades eleitorais e questões de segurança pública.
As equipes da Guarda Civil Municipal, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros atuarão de forma integrada para assegurar a tranquilidade durante o pleito. A Polícia Civil também participará das ações de inteligência e investigação de possíveis delitos eleitorais.
Disputa eleitoral em Ruy Barbosa: candidatos e pesquisas de intenção de voto
A eleição suplementar ocorre após a inelegibilidade do ex-prefeito Bonifácio (MDB), determinada pelo TRE-BA em outubro de 2023, devido à rejeição da prestação de contas de 2016 pela Câmara de Vereadores. A decisão teve como base o uso irregular de recursos do Fundeb, caracterizando lesão ao bem público para benefício próprio ou de terceiros.
Com a inelegibilidade de Bonifácio, o presidente da Câmara Municipal, Ney Dias (PSB), assumiu interinamente a prefeitura até a definição do novo gestor municipal. A escolha foi acirrada e contou com vitória por 6 votos a 5, garantindo ao vereador a função de prefeito provisório.
Perfil dos candidatos à Prefeitura de Ruy Barbosa
A disputa pela prefeitura de Ruy Barbosa envolve Eridan de Bonifácio (MDB) e Dr. George Brito (PSD).
Eridan, que tem 69 anos, é vereadora e aposentada, e busca consolidar sua trajetória política após uma tentativa frustrada de eleição em 2020. Seu vice na chapa é Nildo, empresário de 55 anos que também já foi candidato a vice de Bonifácio na eleição passada. A candidata conta com o apoio do MDB, PL, Republicanos e PMB, e declarou um patrimônio de R$ 300 mil.
Por outro lado, Dr. George, médico de 43 anos, é candidato pela primeira vez e tem como vice a suplente de vereadora Benilda (PT), de 60 anos. Sua coligação envolve o PSD e a Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV). O candidato declarou um patrimônio de R$ 44.938,84.
Pesquisa aponta vantagem para Eridan
De acordo com levantamento realizado pela Painel Brasil e encomendado pela Band Bahia, Eridan de Bonifácio lidera a corrida eleitoral com 66,41% das intenções de voto válidos, enquanto o adversário, Dr. George Brito, aparece com 33,59%. A pesquisa também indicou que 0,50% dos eleitores pretendem votar em branco ou nulo, enquanto 2,60% estão indecisos e 0,25% não responderam.