Current track

Título

Artist

Nordeste Enfrenta Pior Cenário De Seca Do País, Aponta Relatório Da ANA

Escrito por   em 24/05/2025

A seca se agravou no Nordeste durante o mês de abril de 2025, tornando-se a região mais afetada do país, segundo levantamento da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). O Monitor de Seca, divulgado nesta quinta-feira (23), aponta que 29% do território nordestino enfrenta condições de seca grave, o pior índice registrado no país.

Os estados mais afetados na região são Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, onde o fenômeno se intensificou em comparação com março. Em alguns desses estados, como Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte, a seca atinge 100% do território.

A situação do Nordeste contrasta com o comportamento observado em outras regiões. Enquanto o Centro-Oeste, Norte e parte do Sudeste registraram alívio devido ao aumento das chuvas, no Nordeste a área afetada pela seca aumentou significativamente em abril.

Ao todo, a seca atinge 4,67 milhões de km² no Brasil, o equivalente a mais da metade do território nacional. Embora o estado do Amazonas lidere em extensão de área afetada, a gravidade da situação é mais intensa no Nordeste, onde a combinação de estiagem prolongada e altas temperaturas tem provocado impactos severos, sobretudo na agricultura, no abastecimento de água e nas atividades econômicas rurais.

O monitoramento da ANA indica que, além do Nordeste, a seca também se manteve crítica no Sul do país, onde 90% do território permanece sob efeitos do fenômeno.

Diferente de outras regiões que tiveram melhora nas condições hídricas, nenhum estado do Nordeste registrou redução da área afetada pela seca entre março e abril. O quadro evidencia um cenário de alerta que reforça a necessidade de ações emergenciais de apoio à população e de políticas públicas voltadas à mitigação dos efeitos da estiagem.


Current track

Título

Artist

Iniciar Conversa
Oi, Sejam bem vindo(a) a nossa rádio!
Olááá! Obrigado por ouvir a nossa Rádio Nova FM