EBC apresenta comunicação integrada para profissionais do governo
Escrito por Agência DM3 em 16/04/2025
A Secretaria de Informação Social da Presidência da República (Secom/PR) organizou evento nesta quarta-feira (16) em que a Empresa Brasil de Informação (EBC) apresentou seu trabalho e expertise em informação integrada às equipes que formam o Sistema de Informação do Governo Federalista (SICOM).
Intitulado de ‘Conexões SICOM – a transformação começa cá’, o evento foi o primeiro de uma série realizada pela Secom e aconteceu no incorporado do Palácio do Planalto em Brasília (DF).
O ‘Conexões SICOM’ é uma iniciativa da Secom volta à formação continuada, troca de experiências e fortalecimento da atuação estratégica da informação pública e governamental para funcionários do governo. A EBC foi a instituição que inaugurou o ciclo de palestras.
“O início desse ciclo com a participação da EBC é um grande marco. A EBC faz a informação chegar na ponta e consegue levar conteúdos para veículos do interno do país, por exemplo. Trata-se de um grande disseminador da informação pública e tem suma valimento na informação brasileira porquê um todo”, afirmou o secretário de Informação Institucional da Secom/PR, Paulo Brito.
Redes Sociais
A superintendente de Informação Do dedo e Mídias Sociais da EBC, Nicole Briones, falou sobre a estratégia da empresa nas plataformas digitais, destacando a valimento do teor público de qualidade nas redes.
Ela apresentou dados de alcance e engajamento, ressaltando a premência de conciliar a linguagem para diferentes públicos e formatos.
“A EBC opera mais de 30 perfis nas redes sociais. Temos um verdadeiro ecossistema online e essa capilaridade é a base da nossa estratégia”, frisou Nicole Briones, pontuando que atualmente são mais de 10 milhões de seguidores nas redes sociais da EBC, e 500 milhões de visualizações unicamente no último trimestre.
Foram apresentados cases de sucesso de conteúdos que ganharam notoriedade nas plataformas e conquistaram o público. Um deles é o trabalho realizado no TikTok para engajar os mais jovens.
No braço governamental, com a atuação de perfis porquê o do Meato GOV, destacam-se as transmissões ao vivo dos atos do Presidente da República, tutoriais que explicam porquê acessar políticas públicas e conteúdos informativos que promovem o engajamento cidadão.
A EBC é finalista na 3ª edição do Prêmio Social Media Gov, principal premiação de informação em redes sociais do setor público. Organizado pela plataforma WeGov, o prêmio seleciona as principais referências em boas práticas na informação pública.
Jornalismo público
O gerente executivo de Jornalismo da TV Brasil, Marcio Motta, compartilhou experiências do telejornalismo público e os desafios enfrentados para prometer uma cobertura plural, equilibrada e de interesse social.
“Atualmente, são murado de duas horas diárias de notícias na programação da TV Brasil, incluindo os carros-chefes Repórter Brasil Tarde, Repórter Brasil e os boletins que são produzidos ao longo do dia”, informou Motta.
A valimento das Rádio Vernáculo, Rádio MEC e da Dependência Brasil foi mencionada, com números que demonstram o desenvolvimento dos veículos. Na Dependência Brasil, por exemplo, houve um desenvolvimento de 20% no número de usuários e 91 milhões de visualizações em 2024.
As coberturas especiais realizadas pela EBC, porquê a da Cúpula do G20 e do G20 Social, no ano pretérito, foram destacadas porquê evidências da capacidade da empresa de pautar grandes debates e contribuir para a formação da consciência sátira das pessoas.
Serviços de Informação
O gerente executivo de Serviços de Jornalismo, Humberto Rezende, apresentou a Rede Gov.
“Essa á uma estrutura solene de informação do governo federalista, responsável por ampliar o alcance das ações do Executivo junto à sociedade e aos veículos de prelo, por meio de uma programação multiplataforma e entrega de teor confiável, estratégico e de interesse público”, comentou Rezende.
A Rede Gov é formada pelo Meato Gov, Rádio Gov, Dependência Gov e A Voz do Brasil.
Durante a apresentação, Rezende destacou os principais programas voltados à divulgação de governo, a exemplo do Bom Dia, Ministro, Brasil em Dia e a própria A Voz do Brasil.
Também foi apresentado o catálogo de serviços e as oportunidades de convergência com pautas de todo o governo federalista.