Conheça série que impulsionou o turismo de israelenses em Morro de São Paulo, na Bahia
Escrito por Agência DM3 em 19/04/2025

Tramontana turístico fica lotado de israelenses no pós-carnaval. Em 2024, 54% dos gringos que frequentaram Morro nesta estação, eram de Israel. Fundador da série israelense ‘Malabi Express’ conta uma vez que foi gravar a produção na Bahia
Com águas cristalinas e piscinas naturais, Morro de São Paulo, região de Cairu, na Bahia, se transformou no cenário da série israelense Malabi Express em 2012. Com nomes bastante conhecidos no elenco, a produção fez sucesso no país do Oriente Médio e modificou a economia do orientação turístico baiano.
Em entrevista ao g1, o comediante, redactor e ator israelense Miki Geva, contou que a série é uma adaptação do seu livro autobiográfico de mesmo nome. A obra aborda o período em que ele namorou uma brasileira e viajou para Morro de São Paulo. Posteriormente ser considerado sucesso de vendas, surgiu a oportunidade de conciliar o livro para um resultado audiovisual.
A adaptação do roteiro sofreu algumas modificações. Nele, três amigos que finalizaram o serviço militar obrigatório viajam para Salvador e depois se estabelecem no restrito de Cairu, onde passam a vender o gulosice malabi, popular no Oriente Médio. O roteiro de comédia inclui confusões e paixões na pequena ilhota baiana.
Cardápios em hebreu, sinagoga e bandeiras: Morro de São Paulo na BA se torna ‘queridinho’ de militares israelenses
Série israelense Malabi Express foi gravada em Morro de São Paulo, em 2013
Redes sociais
Segundo Miki Geva, muitos israelenses têm o rotina de viajar posteriormente o serviço militar obrigatório para relaxar posteriormente um período onde muita concentração e disciplina são exigidos. A viagem do ator para Morro de São Paulo não aconteceu neste período.
“Eu não fiz a viagem nessa estação, porque já trabalhava uma vez que comediante, mas muitos israelenses buscam viajar para lugares que tragam tranquilidade depois desse período”, explicou.
Para a israelense Gabriela Vardy, muitos jovens se identificam com a série justamente por pretexto da popularidade das viagens pós serviço militar obrigatório. Entre os destinos, a América do Sul é um dos mais disputados — e nele Brasil raramente fica de fora. Foi nesse contexto que a turista visitou Morro de São Paulo pela primeira vez, se apaixonou pelo sítio, já voltou outras duas vezes para passar o verão e até aprendeu português.
Segundo Gabriela, a série Malabi Express, exibida em Israel em 2013, é comentada até hoje. Ela mesmo já assistiu à produção duas vezes e acredita que a série impulsionou o turismo de israelenses na região. Atualmente, casamentos judaicos e eventos tradicionais, uma vez que a leitura do Torá, são celebrados em Morro de São Paulo. Em março deste ano, no período de pós-carnaval, foi organizada uma sarau para dois milénio israelenses na região.
“A série é muito conhecida e o número de israelenses tem aumentado, todo mundo quer vir para cá”, explicou.
O empreendedor israelense Lior Gute concorda com Gabriela. Morador da região há 20 anos e possuidor de uma pousada voltada para os turistas, ele ficou tão entusiasmado com a gravação da série que foi pessoalmente até a equipe e pediu para participar.
“Depois dessa serie chegou sinagoga, chegou tudo, muito mais turistas apareceram. Tinha gente que até queria tirar foto comigo. Isso foi em 2013 e fez bastante sucesso, faz até hoje”, afirmou.
Evento judaico em Morro de São Paulo
Redes sociais
A mãe e filha Rada e Tabita Reseda são baianas e têm sucessão israelense. Elas trabalharam uma vez que produtoras da série em 2012 e desde logo, ao encontrar turistas israelenses na Bahia, costumam perguntar se eles assistiram à produção. As respostas normalmente são positivas e incluem comentários sobre o instituidor Miki Geva, e sobre a padrão e apresentadora Adi Himmelbleu, ambos famosos no país.
“Estive com vários israelenses no carnaval desse ano e todos assistiram a série. Eles ficam chocados ao saber que conhecemos Miki Geva, Adi Himmelbleu e outros atores”, contou.
Miki Geva, que também atua na série, até sabia que o turismo de israelenses havia desenvolvido na região por pretexto da popularidade da produção em Israel, mas ficou surpreso ao desenredar que agora o orientação turístico conta com uma sinagoga.
Na opinião dele, os israelenses fãs da série viajam para a região não só para saber as belezas naturais de Morro de São Paulo, mas também para ter uma experiência parecida com a da série.
“A mágica da série é a alegria dos personagens, essa atmosfera com festas, amigos, logo acho que eles [turistas israelenses] querem sentir isso também”, afirmou.
De tratado com Miki, um filme que funcionará uma vez que a prosseguimento da série será gravado em Morro de São Paulo no primeiro semestre de 2026. O roteiro foi finalizado neste mês, mas as datas de gravação ainda não foram definidas.
📺 A série Malabi Express foi exibida no meio israelense Channel 10. Para os brasileiros curiosos, a série Malabi Express está disponível no YouTube, mas sem legendas em português.
Livro de Miki Geva, publicado em 2009
Reprodução
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻