Chuva Intensa Em Salvador Causa Deslizamentos E Ameaças De Desabamento Em Diversos Bairros
Escrito por Agência DM3 em 06/05/2025
O grande volume de chuva que atinge Salvador provocou 67 ocorrências registradas pela Defesa Civil (Codesal) entre a madrugada desta terça-feira (6) e o início da tarde. Entre os casos estão ameaças de deslizamento e desabamento, além de deslizamentos de terra em diferentes regiões da cidade.
Foram contabilizadas 19 ameaças de deslizamento, com destaque para o bairro de Valéria, que registrou quatro casos. Também houve três ocorrências nos bairros do Subúrbio, Cajazeiras e Cabula. Neste último, a queda de uma árvore na Estrada das Barreiras, na localidade do ACM, causou danos materiais à comunidade. Equipe da Codesal já está no local.
Além disso, a Codesal registrou 21 ameaças de desabamento, sendo seis apenas na região de Pau da Lima. Houve ainda 11 casos de deslizamento de terra, com maior incidência no bairro da Liberdade, que concentrou cinco registros, seguido por Cajazeiras, com duas ocorrências.
Segundo a Codesal, Salvador acumulou mais de 305 milímetros de chuva nos últimos cinco dias — volume que já supera a média histórica do mês de maio, estimada em 302,2 mm. O bairro com maior acúmulo no período foi Barro Duro, com 392 mm, seguido da Ilha de Bom Jesus dos Passos, com 324,4 mm.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) manteve o alerta laranja para 28 municípios baianos, incluindo a capital, Camaçari e Alagoinhas. O aviso indica risco de chuva intensa, com até 100 mm em 24 horas, além de possibilidade de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.
Em caso de ocorrência, liguem para o 199 para registrar ocorrências e obter orientação em situações de emergência.