Chove 11% A Mais Que O Previsto Em Salvador Só Nas Duas Primeiras Semanas De Maio
Escrito por Agência DM3 em 16/05/2025
Salvador enfrenta um mês de maio marcado por chuvas intensas e acima da média. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em apenas duas semanas choveu 11% a mais do que o volume previsto para o mês inteiro na capital baiana. Até esta quinta-feira (15), foram registrados 338 mm de chuva, enquanto a média esperada era de 302,2 mm.
A causa do aumento expressivo no volume de chuvas é a segunda frente fria que atinge a região neste mês. O fenômeno, que permanece até esta sexta-feira (16), levou o Inmet a emitir um novo alerta de “perigo potencial” para quase 50 municípios baianos, incluindo Salvador. O aviso foi divulgado na última terça-feira (13).
O contraste com o mês anterior é significativo. Em abril, a capital baiana registrou um volume de chuva 59% menor do que o esperado. Segundo o Inmet, o maior acumulado naquele mês foi de 118,2 mm, bem abaixo da média histórica de 284,9 mm.
Previsão para os próximos dias:
-
Sexta-feira (16): céu nublado, com pancadas de chuva e trovoadas ao longo do dia. Temperaturas entre 22 °C e 26 °C.
-
Sábado (17): tempo instável, com muitas nuvens e pancadas de chuva. Mínima de 23 °C e máxima de 27 °C.
-
Domingo (18): o dia deve seguir com muitas nuvens e possibilidade de chuva isolada. As temperaturas variam entre 23 °C e 28 °C.