Bahia Tem 19 Municípios Em Estado De Emergência Por Causa Das Chuvas
Escrito por Agência DM3 em 09/05/2025
A Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) atualizou nesta quinta-feira (8) para 19 o número de municípios em estado de emergência devido às fortes chuvas que atingem diferentes regiões do estado. Entre os mais afetados estão Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, e Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador.
Em Santo Amaro, o transbordamento do rio Subaé no último sábado (3) alagou mais de 400 residências e deixou cerca de 150 pessoas desalojadas. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Municipal atuam no resgate e no suporte às famílias atingidas.
Simões Filho também registrou graves ocorrências, como um deslizamento de terra na Avenida Washington Luís, que danificou imóveis e destruiu veículos. Bombeiros do 14º Grupamento (Madre de Deus) realizaram inspeções nos imóveis próximos à área afetada.
A Sudec tem executado ações emergenciais desde 28 de abril, com distribuição de kits de higiene, cestas de alimentos, colchões, cobertores, lençóis e lonas plásticas nos municípios de Nazaré, Camacan, Camamu, Simões Filho e Santo Amaro.
O governo estadual mantém as equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros mobilizadas para minimizar os impactos das chuvas. A população é orientada a seguir as recomendações das autoridades e monitorar os alertas climáticos.
Municípios em estado de emergência:
- Aurelino Leal
- Bom Jesus da Lapa
- Camacan
- Cícero Dantas
- Firmino Alves
- Gandu
- Ibirataia
- Itajuípe
- Itambé
- Itapebi
- Jaguaquara
- Maiquinique
- Pau Brasil
- Riachão do Jacuípe
- Ribeira do Amparo
- Ribeira do Pombal
- Santo Amaro
- São Félix
- Simões Filho