Current track

Título

Artist

Após denúncias da oposição, Governo do Estado anuncia grupo de trabalho para discutir invasões no Extremo-sul

Escrito por   em 19/03/2025

Após denúncias de produtores rurais e cobranças de deputados e agentes públicos, o Governo do Estado anunciou, nesta quarta-feira (19), a criação de um grupo de trabalho para tratar dos conflitos agrários no Extremo Sul da Bahia.

O anúncio foi feito pelos secretários de relações institucionais, Adolpho Loyola, e da segurança pública, Marcelo Werner, que desembarcaram em Teixeira de Freitas para acompanhar os problemas sobre invasão de terras na região. A iniciativa também discutiu a implementação de uma operação similar à Operação Safra, já realizada na região Oeste há mais de 10 anos.

O grupo contará com representantes do governo estadual, da Federação da Agricultura da Bahia (FAEB) e dos povos originários. A primeira reunião está marcada para segunda-feira (24), às 15h, na Secretaria de Relações Institucionais (Serin), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

“Com o compromisso do governador Jerônimo, que determinou a nossa vinda para Teixeira de Freitas, vamos construir esse grupo, com a participação das partes envolvidas para, a várias mãos, estabelecer esse diálogo, gerando assim mais segurança para a região. E o papel da Serin é esse, a interlocução com os movimentos sociais, as representações de classe e os outros entes do governo“, afirmou Loyola.

Estratégia de ação das forças de segurança
O titular da Secretaria de Segurança Pública (SSP) explicou como vai funcionar o trabalho das forças de segurança.

“Além do aumento do nosso efetivo da Polícia Militar na região, vamos destacar nossas equipes da Polícia Civil, da Coordenação de Conflitos Agrários, para a mediação da situação, e também faremos com rigor a investigação de crimes que possam ter sido cometidos. Então, trabalharemos na mediação, na repressão qualificada e na investigação, de forma integrada, garantindo assim mais segurança para todos“, detalhou Werner.

Oposição aponta escalada de invasões de terra
O líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e presidente do PSDB no estado, deputado Tiago Correia, acionou o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público da Bahia (MP-BA), a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) e o governador Jerônimo Rodrigues (PT) para solicitar uma resposta urgente das forças de segurança e do sistema de Justiça contra o avanço das invasões de terras no Extremo-sul do Estado.

Segundo produtores rurais, 81 propriedades já foram ocupadas. “A anormalidade da situação é evidente e impõe a rápida atuação das forças de segurança e demais órgãos do sistema de Justiça, no momento em que diversas propriedades agrícolas estão sendo monitoradas e invadidas, inclusive propriedades fruto de assentamentos agrários”, afirmou Correia.

O deputado estadual Paulo Câmara (PSDB) também pediu, na última semana, uma resposta urgente do governo estadual para mediar a situação de invasões de terra que têm gerado violência, medo e incerteza entre os proprietários rurais da região. Relatos de moradores das áreas afetadas revelam um clima de tensão crescente, especialmente entre aqueles que dependem da terra para garantir a subsistência de suas famílias.

Segundo Câmara, produtores rurais estão sendo ameaçados, e suas propriedades invadidas, o que tem gerado um cenário de insegurança. O parlamentar enfatizou a necessidade urgente de intervenção do governo estadual para restaurar a ordem e assegurar o direito à propriedade, garantido pela Constituição Federal.

“Estamos diante de um cenário preocupante, em que produtores rurais estão sendo ameaçados, propriedades invadidas e a insegurança só cresce. É fundamental que o governo estadual atue imediatamente para garantir a ordem e a preservação do direito à propriedade”, afirmou Paulo Câmara em sua manifestação.
Fonte: MI


Current track

Título

Artist

Iniciar Conversa
Oi, Sejam bem vindo(a) a nossa rádio!
Olááá! Obrigado por ouvir a nossa Rádio Nova FM