Current track

Título

Artist

“A Bata do Feijão”: curta-metragem mostra tradição cultural da Matinha como arte e resistência de Feira de Santana

Escrito por   em 17/03/2025

Neste domingo (16), o Galpão Cultural Tambores Urbanos, no bairro Brasília, em Feira de Santana, abriu suas portas para um evento que é, ao mesmo tempo, arte, memória e resistência: a exibição do curta-metragem “A Bata do Feijão”, idealizado por Rafaela Augusto. O documentário lança luz sobre uma manifestação cultural enraizada no distrito da Matinha, resgatando a musicalidade e os movimentos que marcam essa tradição popular.

Evento no Tambores Urbanos – exibição da Bata do Feijão – doc

A jornalista Mary Falcão, uma das responsáveis pelo projeto, explicou ao Acorda Cidade a escolha do espaço. “A Bata do Feijão acontece há muitos anos na Matinha, mas não tinham feito esses registros antes. Sempre as reportagens vinham com o distrito de Jaguara, de Morrinhos, então nós decidimos escolher a Matinha como palco.”

O curta-metragem é fruto de uma pesquisa aprofundada e de um processo criativo que buscou valorizar a cultura negra da cidade. “A bata do feijão é regada de samba, principalmente no final. Se repararmos, em todo momento tem esse trabalho rítmico e dançante nos movimentos, tanto dos homens quanto das mulheres, que beatam e batem o feijão”, disse.

Evento no Tambores Urbanos – exibição da Bata do Feijão – doc

Mais do que uma exibição cinematográfica, o evento se transformou em um grande encontro cultural. Durante a programação, foram lançados dois blocos afros: um da Associação MoviAfro e outro do coletivo Tambores Urbanos. Segundo Mary, esse tipo de iniciativa fortalece a identidade afrodescendente e envolve as novas gerações.

“Essa contribuição é justamente de trazer esses jovens, como temos muitos hoje no coletivo Diego Nascimento, por exemplo, jovens de escolas públicas que vão participar do nosso lançamento e da micareta conosco. A arte, eu acho que é isso, contribui para a formação e o fomento desses jovens, da cultura, da arte”.

Evento no Tambores Urbanos – exibição da Bata do Feijão – doc

Durante a tarde, apresentações do grupo de dança Soprocos, do Studio Cleide Santos e do Coletivo Coreográfico Diego Nascimento trouxeram para o palco a força da expressão corporal e a conexão da dança com a ancestralidade. A banda afropercussiva AfroPop encerrou a programação com um show, reforçando o compromisso com o fomento à cultura afrodescendente.

A valorização da arte como ferramenta de transformação social também esteve presente nas oficinas de dança promovidas pelo projeto. Segundo Mary, as oficinas foram justamente para ampliar esse conhecimento, tanto da Bata do Feijão quanto de outras modalidades de dança.

Evento no Tambores Urbanos – exibição da Bata do Feijão – doc

“Com as oficinas a gente imaginava que nós trazeríamos dessa forma mais pessoas para participar, como hoje da exibição. A gente vai contar com dois grupos coreográficos que participaram dessas oficinas. Então era sempre de aumentar essa visibilidade da Bata do Feijão para o público.”. As oficinas aconteceram em 2024 nas comunidades dos bairros Irmã Dulce, Tomba, distrito da Matinha e povoado de Alecrim Miúdo.


Current track

Título

Artist

Iniciar Conversa
Oi, Sejam bem vindo(a) a nossa rádio!
Olááá! Obrigado por ouvir a nossa Rádio Nova FM