Salvador Lidera Ranking De Tiroteios Em Abril E Concentra 75% Dos Confrontos Na RMS
Escrito por Agência DM3 em 09/05/2025
Salvador foi a cidade com maior número de tiroteios registrados em abril, segundo levantamento do Instituto Fogo Cruzado. Foram contabilizados 118 confrontos na capital baiana, o que representa mais de 75% dos 155 tiroteios mapeados em Salvador e na Região Metropolitana (RMS). As ocorrências resultaram em 96 mortos e 19 feridos, reforçando o cenário de alta letalidade e insegurança.
Camaçari ficou em segundo lugar, com 16 tiroteios, que deixaram 17 mortos e dois feridos. Na sequência aparecem Dias D’Ávila (6 tiroteios, 6 mortos), São Sebastião do Passé (4 tiroteios, 3 mortos e 1 ferido), Lauro de Freitas (3 tiroteios, 3 mortos), Candeias (2 tiroteios, 2 mortos e 1 ferido), além de registros em Mata de São João, Simões Filho, Itaparica e Pojuca.
Ao todo, 155 pessoas foram baleadas em abril, com 131 mortes e 24 feridos, um aumento de 5% em relação a abril de 2024. O levantamento aponta também que 71 tiroteios ocorreram durante operações policiais, maior número registrado neste ano e 20% superior ao mesmo mês do ano anterior.
A maioria das vítimas era composta por homens (124 mortos e 20 feridos), com sete mulheres mortas e quatro feridas. Foram registrados sete adolescentes mortos e um ferido; 123 adultos mortos e 22 feridos; e dois idosos, um morto e outro ferido. A maioria dos mortos identificados era negra (77).
Também foram contabilizadas três chacinas, com 12 mortos, e ao menos 20 tiroteios ligados a disputas entre grupos armados. Quatro confrontos ocorreram durante perseguições, com quatro mortos e quatro feridos. Houve ainda vítimas de bala perdida (uma morte e três feridos) e trabalhadores vitimados, incluindo dois mototaxistas e um motorista por aplicativo.