Astigmatismo: 80% das causas de cegueira podem ser prevenidas, alerta o médico
Escrito por Agência DM3 em 10/07/2024
O astigmatismo é um dos erros de refração que mais acomete a população. A modificação é um tipo de grau que acontece nos olhos, relacionado principalmente com a curvatura da córnea, mas pode ter também relação com outras estruturas internas do olho.
Para alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico das doenças oculares, foi criado no dia 10 de julho o Dia Mundial da Saúde Ocular, data pensada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Agência Internacional para Prevenção da Cegueira (IAPB).
Pensando em promover os cuidados com a visão e alertar sobre o risco das doenças oculares, o Acorda Cidade conversou com o oftalmologista, Amilton Sampaio, que destacou as características do astigmatismo e os cuidados com a visão. Segundo ele, 80% das causas de cegueira podem ser prevenidas e tratadas a tempo.
“A principal causa do astigmatismo é genética, a pessoa já nasce com ela por uma questão de formação durante a nossa formação uterina, mas ela também pode ser desenvolvida principalmente pelo ato de esfregar os olhos, coçar os olhos, já vai aí um alerta para população, evite coçar os olhos principalmente, crianças porque isso pode desenvolver ou aumentar o astigmatismo”, explicou o médico em entrevista ao Acorda Cidade.
A falta de cuidados e o diagnóstico tardio dessas doenças podem levar à perda da visão. Por isso, o oftalmologista orienta que as pessoas visitem o especialista. Segundo o relatório do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, a catarata e o erro refrativo não corrigido representam juntos 74,8%.
- Evite coçar os olhos;
- Usar protetor ocular sempre que houver risco de algo atingir seus olhos;
- Lavar os olhos com bastante água limpa, caso caia qualquer líquido neles;
- Usar óculos ou lentes de contato apenas quando prescritos por médico oftalmologista;
- Tomar cuidado com maquiagens, pois algumas podem provocar alergia;
- Utilizar óculos escuros em ambientes com claridade excessiva;
- Procurar o oftalmologista periodicamente.
O médico explicou como o astigmatismo pode ser corrigido.
“Esse ato de não coçar os olhos é muito importante, mas tem também a avaliação com seu médico oftalmologista, onde ele vai recomendar o óculos, prescrever o óculos correto para cada caso. Ele pode também prescrever colírios para evitar que as pessoas levem as mãos aos olhos”.
O ato de coçar o olho está relacionado ao astigmatismo. A depender do grau do problema a pessoa pode ter a visão embaçada ou distorcida, fadiga ocular, quando há um esforço para enxergar que pode até levar a dores de cabeça. Caroços nos olhos também podem ser sinal do problema.
“Uma das principais causas de astigmatismo desenvolvida justamente pela coceira e a melhor forma de lidar com isso é com seu médico oftalmologista. Esse ato de coçar os olhos, principalmente com a mão suja, ele pode obstruir as glândulas lacrimais, as glândulas que ficam ali ao redor dos cílios e causar o que a gente chama de terçol, hordéolo que são aqueles carocinhos muito associados com esse ato de passar a mão suja nos olhos”, disse.
O estresse também pode afetar a visão, principalmente, com o uso excessivo de telas.
“O uso de telas muito próximas dos olhos pode sim afetar a visão ocular, pode afetar a qualidade de visão ocular, pode causar cansaço visual e pode induzir grau. Há estudos já mostrando uma indução muito grande em crianças, principalmente pelo uso de telas. Então, a dica para a população é controle seus filhos, cuidado com o tempo de tela, cuidado com a distância da tela em relação aos olhos. A dica maior é distanciar, não deixar a criança colar a tela no rosto e nem deixar ela ficar muito tempo na frente das telas”, indicou o doutor.
Fechar os olhos e descansar a visão também é importante. A iluminação também deve estar adequada. Mesmo no escuro é necessário ter luz para absorver a iluminação da tela.
“Quanto menor a tela, pior. Se você ficar muito tempo trabalhando, quando você distancia ela, vai lhe causar um cansaço visual menor”.
Compressas de água quente ou geladas também foram recomendadas para aliviar o cansaço.
Cuidado com os cílios
Um dos procedimentos estéticos que está em alta é o alongamento dos cílios, o Lash Lifting ou Lifting de Cílios. O procedimento deve sempre ser realizado por um profissional, justamente, por ser em uma região delicada que é os olhos.
Os cílios têm a função de proteger os olhos contra a poluição, poeira e alguns produtos que em contato com a pele, podem contaminar os olhos. O médico explicou os motivos que podem levar à queda dos fios e dicas que podem ajudar nos cuidados.
“O que provoca muitas vezes está relacionado com a oleosidade da pele ou com o acúmulo de sujeira nesta região. Então a dica é fazer a higiene da região periocular. Há produtos próprios para isso que pode ser prescrito pelo seu médico, mas um shampoo neutro, um demaquilante pode ser utilizado para evitar ou pelo menos remover o excesso de resíduo que fica grudado nos cílios”.
Fonte: Acorda Cidade